ARTIGOS

Demência tem cura?

O cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo, ele é o responsável por nossa capacidade de pensar, andar, estudar, brincar, viver socialmente e amar.

Desenvolvemos nossas habilidades neurológicas desde a infância, entretanto, no processo natural do envelhecimento podemos nos deparar com declínio das funções mentais. Algumas comprometem o funcionamento cerebral de forma irreversível, causando demência. Dentre tais doenças a mais conhecida é o Alzheimer.

A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) também pode ser classificada como um tipo de demência, todavia, ela se distingue pela possibilidade de ser totalmente reversível se diagnosticada e tratada rapidamente, ou até pelo período mínimo de dois anos.

A HPN pode ser classificada em:

Sinais e Sintomas - Quando suspeitar da Hidrocefalia de Pressão Normal

A HPN foi descrita pelo Dr. Salomón Hakim, neurocirurgião colombiano, na década de 1960.
A tríade clínica que caracteriza esta doença é formada, de acordo com a seguinte ordem de importância:
- Apraxia de marcha (existe força nos membros inferiores mas nota-se dificuldade em executar plenamente a marcha que fica com pequenos passos);
- Demência (comprometimento das funções executivas, presença de lenificação mental e dificuldade de memorizar fatos recentes);
- Incontinência urinária (perda do controle da micção, e, em alguns casos, da evacuação).

Tratamento seguro e eficaz

O tratamento indicado para Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), adotado há décadas é bastante segura e eficaz. O procedimento é realizado por um neurocirurgião e consiste na colocação de um cateter no ventrículo cerebral, que é ligado a uma válvula e dela a outro cateter que percorre a camada subcutânea até o abdômen onde é implantado na cavidade peritoneal. Com a válvula, o fluxo de líquor pode ser regulado e os sintomas melhoram  após a cirurgia. Atualmente, são usadas válvulas reguláveis que permitem ajustes futuros, sem a necessidade de procedimentos invasivos.

Todos os direitos reservados à SBN, desde 1957 - 2018.
Secretaria permanente: Rua Abílio Soares, 233 - CJ.143 - Paraíso - CEP 04005-001 - São Paulo/SP

TOP